segunda-feira, 18 de julho de 2016

STAR WARS | CRONOLOGIA OFICIAL DE ACORDO COM NOVO CÂNONE


CRONOLOGIA OFICIAL DE STAR WARS

Quando a Lucasfilm foi vendida para a Disney e Kathleen Kennedy assumiu como CEO de todos os assuntos referentes a Star Wars, ela analisou muito bem tudo que havia sido criado para o vasto Universo Expandido e tomou uma série de decisões bastante corajosas.
Décadas de histórias foram contadas no Universo Expandido. Han e Leia tiveram filhos gêmeos e lidaram com os últimos vestígios do Império ainda presentes na galáxia. Criou-se a Nova República, além da introdução de um novo inimigo ainda mais temível do que o próprio Império.
Kennedy mudou tudo isto e decidiu seguir em frente com todas as mídias disponíveis – filmes, livros, história em quadrinhos, games, definindo oficialmente o novo canon de Star Wars. Afim de garantir que esta nova continuidade jamais irá se contradizer, Kennedy convocou a “Lucasfilm Story Group“, um pequeno grupo de indivíduos cujo trabalho é fazer com que todas as peças desta gigantesca história venha a se encaixar perfeitamente.
A partir disto todos os novos filmes, programas de TV, histórias em quadrinhos e games, compartilhariam de uma mesma continuidade.
Devido a grandiosidade de informações, segue aqui um cronograma que mostra como tudo se encaixa a partir deste novo canon.

Calendário de Star Wars

De início, o Conselho Histórico da Nova República decidiu estabelecer um novo calendário. Muitos defenderam a ideia de que o ano zero deveria condizer com o momento da morte de Palpatine. Entretanto foi decidido que este ponto no tempo seria melhor representado pela data da Batalha de Yavin, momento em que houve uma grande perda de oficiais e também a destruição da primeira Estrela da Morte, fator importante no caminho para a queda do Império Galático. Portanto a linha temporal de Star Wars segue o calendário ABY/DBY (antes e depois da batalha de Yavin) até então.

STAR WARS: EPISÓDIO I – A AMEAÇA FANTASMA

[FILME] [1999]

[32 ABY] O jovem escravo Anakin Skywalker é encontrado em Tatooine e de acordo com a profecia Jedi é identificado como o Escolhido. Após a morte de seu mestre Qui-Gon Jinn nas mãos do Sith Darth Maul, o Jedi Obi-Wan Kenobi recebe a controversa permissão para treinar Anakin como um cavaleiro Jedi. O filme foi dirigido por George Lucas e foi lançado em 1999, 16 anos após O Retorno de Jedi (1983).
Direção: George Lucas
Produção: Rick McCallum
Roteiro: George Lucas
Elenco: Liam Neeson, Ewan McGregor, Natalie Portman, Jake Lloyd, Ian McDiarmid, Anthony Daniels, Kenny Baker, Pernilla August, Frank Oz.




STAR WARS: OBI-WAN & ANAKIN

[QUADRINHOS] [2016]

[29 ABY] Três anos após a Ameaça FantasmaObi-Wan e Anakinrespondem a um chamado de socorro vindo de um remoto planeta. Anakin é agora um adolescente e Obi-Wan está começando a se perguntar se seu aprendiz é mais teimoso do que ele realmente pode lidar. A previsão de lançamento da revista é janeiro de 2016.
Escritor: Charles Soule
Desenhista: Marco Checchetto
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: ?




STAR WARS: EPISÓDIO II – O ATAQUE DOS CLONES

[FILME] [2002]

[22 ABY] O jovem Anakin Skywalker se apaixona por Padme Amidala, apesar do código Jedi proibir ligações emocionais. Obi-Wan descobre a existência de um exército secreto de clones, enquanto o conflito galáctico com as forças separatistas torna-se uma guerra de grande escala.
Direção: George Lucas
Produção: Rick McCallum
Roteiro: George Lucas
Elenco: Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Christopher Lee, Anthony Daniels, Kenny Baker e Frank Oz.




STAR WARS: THE CLONE WARS

[FILME] [2008]

[22 ABY] Durante as Guerras Clônicas, os Cavaleiros Jedi, Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi lideram um pequeno exército de clones da República na luta contra o exército de dróides dos Separatistas no planeta Christophsis. Durante seus esforços, os dois Jedi conhecem a jovem Ahsoka Tano, que os informa que foi enviada pelo próprio Mestre Jedi Yoda para servir como Padawan de Anakin.
Direção: Dave Filoni
Produção: Catherine WinderRoteiro:Henry Gilroy, Steven Melching e Scott Murphy
Elenco: Matt Lanter, Ashley Eckstein, James Arnold Taylor, Tom Kane, Dee Bradley Baker, Christopher Lee, Samuel L. Jackson e Anthony Daniels




STAR WARS: THE CLONE WARS

[SÉRIE] [2008 – 2014]

[22 – 20 ABY] Série animada que conta a história das Guerras Clônicas, longo ano de conflito entre a República e os Separatistas. Anakin recebe a sua própria Padawan, a impulsiva Ahsoka Tano e sob os cuidados de Obi-Wan Kenobi participam diversas vezes na linha de frente da batalha.
Produtores: George Lucas e Catherine Winder
Número de Episódios: 120
Número De Temporadas: 6
Elenco: Tom Kane, Matt Lanter, Dee Bradley Baker
Emissoras originais: Cartoon Network, Disney XD




DARTH MAUL: FILHO DE DATHOMIR

[QUADRINHOS] [2014]

[19 ABY] Outro arco da história perdida de The Clone Wars, esta revista retoma a história a partir da ressurreição de Darth Maul, que planeja vingança contra seu antigo mestre. No entanto, acaba caindo nas mãos de Darth Sidious levando-o ao encontro de sua mãe Mother Talzin, líder dos Nightsisters, a qual é considerada uma ameça aos planos dos Sith.
Escritor: Jeremy Barlow
Desenhista: Juan Frigeri
Editora: Dark Horse Comics
Número de Edições: 04




STAR WARS: DARK DISCIPLE

[ROMANCE] [2015]

[19 ABY] Este romance é baseado em uma história de oito partes que estava no roteiro de Star Wars: The Clone Wars, composto pelos episódios Lethal AllianceThe MissionConspiratorsDark DiscipleSaving Vos Part ISaving Vos Part IITraitor, e The Path. Os scripts não foram produzidos como episódios anteriores ao cancelamento do show.
Autor: Christie Golden
Artes: Matt Taylor (ilustrações), Scott Biel (design)
Editora: Del Rey
Número de Páginas: 313




STAR WARS: EPISÓDIO III – A VINGANÇA DOS SITH

[FILME] [2005]

[19 ABY] Após anos desde o início das Guerras Clônicas, finalmente o sinistro plano dos Sith é revelado durante a queda da república e do surgimento do Império Galático. Anakin Skywalker é seduzido pelo lado negro da Força tornado-se o novo aprendiz do Imperador – Darth Vader. Os Jedi são dizimados forçando Obi-Wan Kenobi e Yoda a se exilarem. Padmé da a luz aos gêmeos Luke e Leia.
Direção: George Lucas
Produção: Rick McCallum
Roteiro: George Lucas
Elenco: Ewan McGregor, Natalie Portman, Hayden Christensen, Ian McDiarmid, Samuel L. Jackson, Christopher Lee, Anthony Daniels, Kenny Baker e Frank Oz.




KANAN: O ÚLTIMO PADAWAN

[QUADRINHOS] [2015]

[19 – 18 ABY] Apresenta a origem do protagonista da série Star Wars RebelsKanan, durante as Guerras Clônicas ao lado de sua Mestra e durante a Ordem 66, responsável pelo extermínio dos Cavaleiros Jedi. A mini-série conta com 5 edições.
Escritor: Greg Weisman
Desenhista: Pepe Larraz
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: Em andamento.




LORDES DOS SITH

[ROMANCE] [2015]

[14 ABY] Recém-nomeado um Lord Sith, Darth Vader e seu mestre Darth Sidious aterrissam em um inóspito planeta chamado Ryloth, devendo confiar um no outro para que ambos sobrevivam, testando seu vínculo como nunca antes.
Autor: Paul S. Kemp
Artes: Aaron McBride
Editora: Aleph
Número de Páginas: 352






TARKIN

[ROMANCE] [2014]

[14 ABY] A história de como Grão-Moff Tarkin alcançou seu patamar dentro do Império Galático e sua atribuição na gestão da Estrela da Morte. Caçando rebeldes de forma impiedosa e adquirindo um respeito mútuo com Darth Vader ao longo de sua vida.
Autor: James Luceno
Artes: David Smit
Editora: Aleph
Número de Páginas: 368





LINE WEBTOON

[QUADRINHOS] [2015]

Quadrinho estilo anime lançado de forma online, mostrando o crescimento do jovem Luke Skywalker em Tatooine e sua fome insaciável de aventura enquanto Obi-Wan Kenobi o protege de longe.
A série encontra-se em andamento.
Autor: Hong Jacga
Número de Edições: em andamento.
Para ler acesse Star Wars Webtoon!




UM NOVO AMANHECER

[ROMANCE] [2015]

[11 ABY] Seis anos antes de Star Wars Rebels, o solitário sobrevivente Kanan Jarrus deve decidir se deseja manter o anonimato ou ficar e lutar contra o Império. Ele recebe ajuda de improváveis aliados, alguns dos quais passam a se tornar seus companheiros rebeldes no programa de TV.
Autor: John Jackson Miller
Artes: Two Dots
Editora: Aleph
Número de Páginas: 424




ESTRELAS PERDIDAS

[ROMANCE] [2015]

[11 ABY – 5 DBY] Imagine se Romeu e Julieta fossem respectivamente um rebelde e outro soldado imperial, ambos estando de lados opostos durante a guerra. Quem vencerá: o amor ou lealdade? Essa é a idéia por trás deste romance de Claudia Gray.
Autor: Claudia Gray
Artes: Pilot Studio
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 488





HAN SOLO – FILME AINDA SEM TÍTULO

[FILME] [2018]

[10 ABY] Filme que contará a história de origem de Han Solo e Chewie.
Direção: Phil Lord e Chris Miller
Produção: não consta
Roteiro: Lawrence Kasdan e Jon Kasdan
Elenco: Alden Ehrenreich








STAR WARS REBELS

[SÉRIE] [2014 – …]

[5 – 3 ABY] Seis anos antes do episódio 4, Uma Nova Esperança, um grupo rebelde luta contra o majestoso Império Galático a bordo de sua nave Ghost, dando origem futuramente a Aliança Rebelde.
Produtor: Athena Yvetta Portillo
Produtores executivos: Simon Kinberg, Dave Filoni e Greg Weisman
Número De Temporadas: em andamento
Elenco: Taylor Gray, Vanessa Marshall, Freddie Prinze, Jr., Tiya Sircar, Steven Blum
Emissoras original: Disney XD




ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA DE STAR WARS

[FILME] [2016]

[0 ABY] Um grupo de combatentes rebeldes empreendem uma ousada incursão para roubar os planos da mais importante arma do Império: A Estrela da Morte.
Direção: Gareth Edwards
Produção: Kathleen Kennedy e Tony To
Roteiro: Chris Weitz
Elenco: Felicity Jones, Diego Luna, Riz Ahmed, Ben Mendelsohn, Forest Whitaker, Jonathan Aris, Mads Mikkelsen, Alan Tudyk, Donnie Yen, Mark Preston, Wen Jiang, Leigh Holland, Attila Kerekes G., Sam Hanover.




STAR WARS: EPISÓDIO IV – UMA NOVA ESPERANÇA

[FILME] [1977]

[0 ABY] O filme onde tudo começou, com Luke Skywalker sendo levado a uma perigosa jornada, resgatando a Princesa Leia em parceria com o contrabandista Han Solo em uma perigosa missão para destruir a Estrela da Morte.
Direção: George Lucas
Produção: Gary Kurtz
Roteiro: George Lucas
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Alec Guinness, Kenny Baker, Anthony Daniels, Peter Cushing, David Prowse, Peter Mathew.




STAR WARS: PRINCESA LEIA

[QUADRINHOS] [2015]

[0 DBY] Após a destruição da Estrela da MorteLeia Organa embarca em uma missão pessoal para encontrar outros sobreviventes de Alderaan e protegê-los contra o Império.
Escritor: Mark Waid
Desenhista: Terry Dodson
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: 05





A MISSÃO DO CONTRABANDISTA

[ROMANCE] [2015]

[0 DBY] Nesta história, Han e Chewie devem viajar com a Millennium Falcon em uma missão secreta para a rebelião, ordenada pela Princesa Leia logo após o Episódio IV, ao mesmo tempo em que devem fugir de impiedosos caçadores de recompensa e de um implacável Agente Imperial.
Autor: Greg Rucka
Artes: Phil Noto
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 192





STAR WARS: CHEWBACCA

[QUADRINHOS] [2015]

[0 DBY] Quando Chewie sofre um acidente em um mundo ocupado por forças imperiais, ele não pensar em mais nada além de escapar. Porém uma garota local precisará de sua ajuda.
Escritor: Gerry Duggan
Desenhista: Phil Noto
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: 05





HERDEIRO DE JEDI

[ROMANCE] [2015]

[0 DBY] As habilidades de Luke Skywalker como um combatente rebelde são postas à prova quando ele é atribuído a uma missão de espionagem para resgatar um aliado rebelde por trás das linhas inimigas.
Autor: Kevin Hearne
Artes: Larry Rostant
Editora: Aleph
Número de Páginas: 320





A ARMA DE UM JEDI

[ROMANCE] [2015]

[0 DBY] Luke é levado pela Força a um planeta misterioso onde um novo e perigoso inimigo o aguarda.
Autor: Jason Fry
Artes: Phil Noto
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 200





STAR WARS: VADER DOWN

[QUADRINHOS] [2015]

[0 DBY] Crossover publicado em 6 edições que ocorre entre as revistas em quadrinhos de Star Wars publicadas pela Marvel Comics. Após a sexta edição de Vader Down os eventos seguem sua continuidade nas revistas Star Wars e Star Wars: Darth Vader.
Escritor: Jason Aaron e Kieron Gillen
Desenhista: Mike Deodato, Jr. e Salvador Larroca
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: 06




STAR WARS

[QUADRINHOS] [2015]

[0 DBY] Aventuras publicadas pela Marvel Comics que contam novas histórias a partir do momento entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca.
Escritor: Jason Aaron
Desenhista: John Cassaday
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: em andamento





STAR WARS: DARTH VADER

[QUADRINHOS] [2015]

[0 DBY] Após a destruição da Estrela da MorteVader sofre as consequências do fracasso nas mãos do Imperador. A história também mostra a descoberta da existência de seu filho que até então ele pensava não existir.
Escritor: Kieron Gillen
Desenhista: Adi Granov
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: em andamento.




STAR WARS: LANDO

[QUADRINHOS] [2015]

[1 DBY] Uma aventura estrelada por Lando Calrissian e seu parceiro Lobot em que eles embarcam em uma missão para roubar um iate espacial, sem saber que é a propriedade pessoal do Imperador Palpatine.
Escritor: Charles Soule
Desenhista: Alex Maleev
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: 05




BATTLEFRONT: TWILIGHT COMPANY

[ROMANCE] [2015]

[1 DBY] Baseado no game Star Wars: Battlefront, este romance envia a 61ª Infantaria móvel, também conhecido como Twilight Company, em uma missão de ataque contra o coração do exército do Império.
Autor: Alexander Freed
Editora: Del Rey
Número de Páginas: 397




STAR WARS: EPISÓDIO V – O IMPÉRIO CONTRA-ATACA

[FILME] [1980]

[3 DBY] Após escapar de sua mais recente base secreta, os rebeldes são separados. Luke viaja até Yoda para ser treinado como um Jedi, enquanto Han e Leia se refugiam em uma cidade flutuante, onde Darth Vader secretamente preparou uma armadilha.
Direção: Irvin Kershner
Produção: Gary Kurtz
Roteiro: Leigh Brackett, Lawrence Kasdan e George Lucas
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, David Prowse, Peter Mayhew, Kenny Baker e Frank Oz.




ALVO EM MOVIMENTO

[ROMANCE] [2015]

[4 DBY] Uma história em que Léia providencia uma missão chamariz enquanto a frota rebelde recupera-se de suas feridas após escaparem de Hoth.
Autor: Cecil Castellucci e Jason Fry
Artes: Phil Noto
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 231






STAR WARS: EPISÓDIO VI: O RETORNO DE JEDI

[FILME] [1983]

[4 DBY] LukeLeiaChewie e Lando resgatam Han, prisioneiro de Jabba, o Hutt antes de se reagruparem com a rebelião, para partirem em uma missão contra a segunda Estrela da Morte criada pelo Império. Porém Luke é assombrado por saber que deverá enfrentar sozinho o Imperador em uma batalha pela alma de seu pai.
Direção: Richard Marquand
Produção: Howard Kazanjian
Roteiro: George Lucas e Lawrence Kasdan
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, Kenny Baker, Peter Mayhew, David Prowse, Ian McDiarmid e Sebastian Lewis Shaw.




IMPÉRIO DESPEDAÇADO

[QUADRINHOS] [2015]

[4 DBY] Conta uma história dos dias que se passaram imediatamente após O Retorno de Jedi, mas de uma perspectiva diferente da obra Marcas da Guerra.
Escritor: Greg Rucka
Desenhista: Phil Noto
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: 04





STAR WARS: UPRISING

[GAME] [2015]

[4 DBY] Outro ponto de vista sobre os dias que sucederam o Episódio VI, este game é sobre um setor do espaço que ainda é controlado pelo império, a diferença é que dentro desta região, ainda se mantém a falsa ideia de que o Império ainda está no controle da galáxia.
Desenvolvedor: Kabam
Plataformas: Android e iOS





MARCAS DA GUERRA

[ROMANCE] [2015]

[4 DBY] Uma nova aventura logo após a morte de Vader e Palpatine e a destruição da Estrela da Morte. Diz respeito a um novo personagem rebelde que tenta impedir uma reunião de emergência dos integrantes do poder imperial e de um possível contra-ataque.
Autor: Chuck Wendig
Artes: Phil Noto
Editora: Aleph
Número de Páginas: 464





MARCAS DA GUERRA: LIFE DEBT

[ROMANCE] [2016]

[4 DBY] A segunda parte da trilogia de Chuck Wendig que ocorre entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. Nada se sabe ainda sobre o enredo, embora Wendig diz que, apesar de todos os personagens do primeiro livro estarem de volta, o título refere-se à ligação entre Chewbacca e Han Solo.
Autor: Chuck Wendig
Editora: Del Rey
Número de Páginas: 320





MARCAS DA GUERRA: EMPIRE’S END

[ROMANCE] [2017]

[4 DBY] O final da trilogia de Chuck Wendig[Vindo de Maio de 2017.]
Autor: Chuck Wendig
Editora: Del Rey
Número de Páginas: ?






STAR WARS BATTLEFRONT: THE BATTLE OF JAKKU

[GAME] [2015]

[5 DBY] Este pacote de expansão para o game Star Wars: Battlefront permite aos jogadores participarem de uma épica batalha no planeta Jakku. Esta é a batalha que resulta em pelo menos um Destroyer caido na superfície do deserto planeta, como visto em O Despertar da Força.
Desenvolvedor: Electronic Arts
Plataformas: Playstation 4, XBOX One e Windows





NEW REPUBLIC: BLOODLINE

[ROMANCE] [2016]

[28 DBY] Segundo romance de Claudia Gray sobre Star Wars, a história se passa seis anos antes de O Despertar da Força. Ainda não foi informado se qualquer um dos personagens de Estrelas Perdidas estarão presentes. [março de 2016.]
Autor: Claudia Gray
Editora: Del Rey
Número de Páginas: 352





STAR WARS: THE PERFECT WEAPON

[ROMANCE] [2015]

[34 DBY] Ebook que conta a história de uma mercenária chamada Bazine Netal, contrada para rastrear um ex-stormtrooper e recuperar um misterioso pacote que ele vem protegendo.
Autor: Delilah S. Dawson
Artes: não consta
Editora: Del Rey
Número de Páginas: não consta





TALES FROM A GALAXY FAR, FAR AWAY VOL. I: Aliens

[ANTOLOGIA] [2016]

[34 DBY] Os mundos de Star Wars estão cheios de incontáveis espécies exóticas, cada uma mais estranha e fascinante do que outra. Aqui você vai encontrar seis histórias para crianças a respeito de alguns dos surpreendentes alienígenas que aparecem no decorrer dos filmes.
Autor: Landry Q. Walker
Artes: Tyler Scarlet
Editora: Disney Lucasfilm
Número de Páginas: 352





BEFORE THE AWAKENING

[ANTOLOGIA] [2015]

[34 DBY] Uma antologia de três romances enfocando a vida de Finn, Rey e Poe antes dos acontecimentos de O Despertar da Força.
Autor: Greg Rucka
Artes: Phil Noto
Editora: Disney Lucasfilm Press
Número de Páginas: 224






STAR WARS: C-3PO

[QUADRINHOS] [2016]

[34 DBY] Você já reparou que em O Despertar da ForçaC-3PO está ostentando um novo braço? Ao contrário de seu tom dourado habitual, o novo braço é vermelho. Este quadrinho da Marvel Comicsconta a história de como ele conseguiu o braço vermelho.
Escritor: James Robinson
Desenhista: Tony Harris
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: ?




STAR WARS: POE DAMERON

[QUADRINHOS] [2016]

[34 DBY] Investigando locais de grande importância histórica para a força, Poe e seu esquadrão X-Wing viajarão em missões secretas contra a Primeira Ordem.
Escritor: James Robinson
Desenhista: Phil Noto
Editora: Marvel Comics
Número de Edições: ?





STAR WARS: EPISÓDIO VII: O DESPERTAR DA FORÇA

[FILME] [2015]

[34 DBY] Trinta anos após a Batalha de Endor o Império não existe mais, porém a galáxia está mais uma vez sob ameaça, desta vez por uma devastadora arma criada pela Primeira Ordem. Esta nova batalha será travada pela Resistência formada por defensores da liberdade que incluem antigos e novos heróis.
Direção: J. J. Abrams
Produção: Kathleen Kennedy, J. J. Abrams e Bryan Burk
Roteiro: Michael Arndt, Lawrence Kasdan e J. J. Abrams
Elenco: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill, Peter Mayhew, Anthony Daniels, Kenny Baker, Lupita Nyong’o, Andy Serkis e Max von Sydow.




STAR WARS: EPISÓDIO VIII

[FILME] [2017]





STAR WARS: EPISÓDIO IX

[FILME] [2019]






Nenhum comentário:

Postar um comentário